Por Eduardo Morais e Victória Teixeira
A análise fundamentalista tenta explicar por que os preços das ações de uma empresa se comportam de tal maneira até o momento atual. A análise fundamentalista tem como base indicadores econômicos, financeiros, balanços, e resultados das empresas. É utilizada para mensurar o valor de uma ação, definir a saúde financeira das empresas e suas perspectivas de futuro.
Esse tipo de análise é, geralmente, realizada quando se trata de investimentos em ações no longo prazo, visto que auxilia o investidor a comprar ativos de boas companhias que possivelmente poderão gerar dividendos e valorização futura. Esse tipo de análise, na maioria das vezes, é irrelevante ao investidor de curto prazo. Seguindo os princípios dessa análise, para comprar uma ação você precisa saber se essa empresa tem boas chances de atingir maiores lucros no futuro, de crescer e gerar lucro.
O investimento a partir de uma análise fundamentalista também pode ser conhecido como Value Investing, Um dos principais conceitos da análise fundamentalista é o de valor intrínseco, que busca encontrar o preço justo da ação, ou seja, a mensuração do real valor de determinada ação listada na bolsa de valores. A oportunidade de compra estaria em ações com preço abaixo do real valor, portanto, a sua tendência, nesse caso, seria a valorização do ativo no longo prazo. O valor intrínseco da ação é definido pior meio do valor presente de fluxos de caixa futuros de uma empresa.
Pode-se utilizar tanto a análise quantitativa quanto qualitativa, sendo a primeira tudo que podemos avaliar numericamente, como por exemplo, resultados das empresas, margens operacionais, composição de despesas, etc. Já a qualitativa considera o cenário macroeconômico, macroeconômico, e até mesmo a qualidade de gestão e administração.
Tornar-se um especialista no assunto pode ser demorado e exaustivo, considerando a complexidade desse tipo de análise, pois envolve várias áreas de conhecimento. Entretanto é, sem dúvidas, muito útil e representa extrema importância como ferramenta para o investidor de longo prazo, sendo utilizada por grandes nomes como Warren Buffett.
Este material foi produzido pela Liga de Investimentos e Finanças UFPR com o propósito de informar, contribuir e educar, a Liga de Investimentos e Finanças UFPR não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas, o material representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a
mudanças sem aviso prévio.
O presente material não tem o intuito de garantir que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. O leitor não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimentos ou negócios.