Data de referência: 29 de agosto a 04 de setembro de 2022
Cenário Internacional
Estados Unidos
A temporada de resultados do 2º trimestre de 2022 do mercado americano vem chegando ao fim, mais de 95% das empresas já divulgaram seus balanços, a próxima semana marca a última semana de divulgação de resultados. O mercado esperava números que iriam decepcionar, inflação e taxas de juros subindo em quase todo o mundo, a guerra da Ucrânia e outros desafios marcaram o 2º trimestre do ano. No entanto, os resultados vieram melhores do que o esperado, 76% das empresas dos S&P 500 superaram as expectativas.
Quando se analisa os principais setores e suas respectivas performances, por um lado, destaque positivo para os setores de Energia, com resultados que 10,1% acima dos esperados, e para o setor de Utilidades Públicas, que registrou resultados 7,9% acima dos esperados pelo mercado. Já pelo outro lado, destaque negativo para o setor de Comunicação, com resultados de -6,8% e sendo o único a reportar lucros abaixo do esperado.
Resultados do 2º trimestre de 2022 por setor do S&P 500
Fonte: XP Research
Analisando os principais indicadores da última semana no mercado americano, destaque pro mercado de trabalho, que segue entregando fortes resultados, a criação de emprego no mês de agosto foi de 315 mil empregos no país, forte resultado olhando os padrões históricos, e acima da expectativa, que era da criação de 298 mil empregos. A taxa de desemprego americana, um dos indicadores mais olhados, ficou acima das expectativas, em 3,7%.
Resultados reportados na última semana no mercado americano.
Fonte: Interactive Investor
* PMO = Antes do mercado abrir (do inglês, Pre Market Open), AMC = Depois do mercado fechar (do inglês, After Market Close).
A última semana foi mais uma vez extremamente negativa para o mercado de ações americano, a terceira seguida, o S&P500 caiu -3,29%, o Dow Jones fechou a semana com uma queda de -2,99% e o NASDAQ foi o que registrou uma queda mais acentuada, bem próxima da última semana, registrando -4,21%.
Europa
A Gazprom, empresa estatal de energia russa, informou na sexta-feira (2) que o gasoduto responsável pela ligação entre Rússia e Alemanha não será reaberto por tempo indeterminado. Segundo a empresa, o gasoduto Nord Stream 1 apresentou um vazamento de óleo em uma das turbinas, os dutos estavam interditados nos últimos dias para serviços de manutenção. Segundo o jornal Financial Times, a redução de envio de gás através do Nord Stream 1 ocorre desde o início de junho, nesses meses o suprimento de gás chegou a ficar em apenas 20% do volume habitual.
O gasoduto Nord Stream 1 não será reaberto por tempo indeterminado – Foto: Reuters/Lisi Niesner
O anúncio da Gazprom ocorre após a decisão das nações do G7 de limitar o petróleo russo como forma de apoio à Ucrânia. Além disso, a divulgação da empresa é paralela aos crescentes temores de que moradores da União Europeia não poderão arcar com custos de aquecimento para o próximo inverno.
No âmbito dos indicadores econômicos, tivemos a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Zona do Euro. O número de 9,1% é um novo recorde para o mês de agosto e aumentará a expectativa de elevação na taxa de juros pelo BCE na próxima semana. O principal fator atrelado ao número é o aumento de preços de energia em meio à guerra da Rússia na Ucrânia.
Na quinta-feira (1) ocorreu a divulgação do Índice de Gerentes de Compras do setor de manufatura (PMI, na sigla em inglês). O índice apresentou um valor de 49,6 – o valor mínimo dos últimos vinte e seis meses, abaixo da barreira de 50 pontos – o que indica queda.
Na quinta-feira (1) também ocorreu a divulgação da taxa de desemprego referente ao mês de julho na Zona do Euro. Segundo o gabinete de estatística da União Europeia, a taxa de desemprego na Zona do Euro foi de 6,6% em julho – abaixo dos 6,7% registrados em junho de 2022 e dos 7,7% de julho de 2021.
Em relação ao mercado, o Índice STOXX Europe 600 encerrou a sexta-feira com uma alta de +2,04% em 415,97, principalmente devido à divulgação do payroll americano. No acumulado semanal, o índice apresentou uma queda de -2,11%.
Ásia
Todos os moradores da cidade de Chengdu – uma população de 21 milhões de habitantes – terão que realizar testes e ficar em casa a partir de quinta-feira (1). O anúncio da China faz parte da política de “Covid zero”. O anúncio foi feito após a cidade registrar 157 novas infecções em 24 horas. Os moradores só poderão ir a supermercados e farmácias (além dos atendimentos médicos) – porém, essa saída é de apenas uma pessoa por domicílio por dia e é necessário apresentar um teste negativo feito há menos de 24 horas.
Estradas ficam vazias após lockdown imposto em Chengdu – Foto: AFP
Chengdu representa, sozinha, cerca de 1,7% do PIB da China e possui em seu território gigantes da indústria mundial, como Toyota, Volkswagen e Intel – além de ser considerada a maior montadora de componentes eletrônicos para empresas terceirizadas. Outras duas cidades de grande porte – Shenzen e Guangzhou – também avaliam a situação epidemiológica e o aumento nos casos.
Exercício militar chinês próximo a Taiwan – Foto: Divulgação/CNN
Em relação ao Estreito de Taiwan, a China alertou que poderá adotar medidas em resposta à aprovação da venda de armas para Taiwan pelos Estados Unidos. O porta-voz da embaixada chinesa, Liu Pengyu, afirmou no sábado (3) que o país se opõe ao repasse – que “prejudica gravemente as relações China-EUA, a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, além disso Liu solicitou a Washington que o repasse seja revogado imediatamente.
Em relação aos dados econômicos, tivemos a divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor de manufatura, compilado pela Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP) e o Centro de Informação de Logística da China (CLIC). O valor divulgado foi de 49,4 – acima da projeção de 49,2 – porém abaixo da barreira de 50 pontos que indica queda na atividade. Além disso, tivemos a divulgação do Índice de Gerentes de Compras Composto pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China – com o valor de 51,7, abaixo das projeções de mercado que indicavam um valor de 52,3.
Tendo em vista possíveis impactos de novos lockdowns em algumas regiões chinesas, o índice Shanghai Composite fechou em 3.186,48 pontos, com uma queda acumulada semanal de -0,52%.
Cenário Nacional
Nacional
Nesta segunda-feira (29), o Tesouro Nacional informou que a dívida pública federal caiu 0,70% em julho sobre junho, a 5,804 trilhões de reais. De acordo com o órgão, a redução do estoque é explicada pelo líquido de 81,6 bilhões de reais e uma apropriação positiva de juros no valor de 40,5 bilhões de reais.
Já na terça-feira (30), a Fundação Getúlio Vargas divulgou o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), que registrou uma subida de 4,3 pontos em agosto, a 99,4 pontos. Também foi divulgado na terça-feira o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que registrou uma queda de 0,70% em agosto.
Sessão do Plenário da Câmara dos deputados
Fonte: www.camara.leg.br
Na terça-feira, a Câmara dos Deputados veio a aprovar o texto principal da medida provisória que aumenta em 1% a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) cobrada sobre instituições financeiras, companhias de seguro e de capitalização até o fim deste ano. De acordo com o texto, a CSLL incidente sobre bancos passará a 21%, enquanto as outras instituições pagarão 16%.
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), divulgado na quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), subiu 2,2 pontos em agosto, chegando a 100,7 pontos no mês. O indicador atingiu o maior nível desde agosto do ano passado, quando fechou o mês em 102,5 pontos.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no país ficou em 9,1% no trimestre que se encerrou em julho de 2022. É o menor nível desde o trimestre encerrado em janeiro de 2016, recuando 12,9% no trimestre e 31,4% no ano.
No meio da semana, quarta-feira (31), o Banco Central informou que o setor público consolidado brasileiro registrou um superávit primário de 20,440 bilhões de reais. O resultado primário do setor público acumulado em 12 meses alcançou um superávit de 230,554 bilhões de reais em julho, o que corresponde a 2,48% do Produto Interno Bruto (PIB). O número de julho foi influenciado pelos resultados positivos dos governos federal e regionais, já que no geral as estatais ficaram no vermelho.
No primeiro dia do mês de agosto, o IBGE divulgou os dados referentes ao PIB brasileiro, que avançou 1,2% no segundo trimestre de 2022 quando comparado aos primeiros três meses do ano. Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre de 2022 totaliza em R$2,4 trilhões.
O PIB é o resultado de todos os bens e serviços (agropecuária, indústria e comércio) que são produzidos no país em um intervalo de tempo.
Fonte: MQL5, Calendário Econômico. Elaboração própria
Também no dia primeiro, foi divulgado o PMI da indústria brasileira, que registrou uma queda de 2,1 pontos, a 51,9, no mês de agosto, patamar mais fraco desde abril. Foi o terceiro recuo seguido do índice, mas ele ainda permanece acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
Segundo levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado nesta sexta-feira (2), a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por sete em cada dez vagas de trabalho formais criadas em julho deste ano.
A reguladora do setor de petróleo e gás do Brasil, a ANP, informou na sexta-feira (2) que aprovou a inscrição de mais cinco empresas para a Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP). No total são 13 companhias inscritas para a oferta, cujo leilão está marcado para o dia 16 de dezembro.
O Ibovespa registrou uma perda semanal de 1,09%, a 110.864,24 pontos, muito devido à piora do humor nos mercados globais, que ainda digerem a fala do presidente do FED sobre o aperto monetário que se apresenta nos Estados Unidos, e observam a possibilidade de novos aumentos na taxa de juros norte-americana.
Ao que se refere a corrida eleitoral, segundo pesquisa divulgada pela Datafolha, na quinta-feira (1), o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) possui 32%. Quando comparada à pesquisa anterior, as variações se mantêm dentro da margem de erro.
Perspectivas Para a Próxima Semana
Cenário Internacional
Na segunda-feira (5) a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) se reunirá com o objetivo de discutir a oferta futura de petróleo. Segundo uma reportagem do Wall Street Journal, que foi publicada neste domingo (4), é provável que o cartel mantenha sua produção estável.
Nos Estados Unidos o mercado estará fechado na segunda-feira (5) devido ao feriado do Dia do Trabalho. Já na terça-feira (6) é esperada a divulgação dos Índices de Gerentes de compras composto e do setor de serviços relativos ao mês de agosto. A expectativa do mercado é de uma desaceleração de ambos os indicadores, pois para julho o PMI composto foi de 47.7 pontos e o de serviços 47.3 pontos, sendo que o esperado para o mês de agosto é, respectivamente, 45 e 44.3 pontos.
O Livro Bege, relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve, será divulgado na quarta-feira (7). O documento se mostra importante para o investidor no sentido de fornecer pistas sobre o tamanho da alta de juros americanas no mês corrente.
A próxima semana contará com importantes falas de diretores do Federal Reserve, com destaque para a quinta-feira (8) onde Jerome Powell, presidente do Fed, participará do evento “O estado da política monetária após 40 anos”, organizado pelo Cato Institute.
Na Europa, teremos os Índices de Gerentes de Compras (PMI) composto e de serviços da Zona do Euro na segunda-feira (5), além da divulgação das Vendas no Varejo.
Na quarta-feira (7) o bloco europeu publicará dados relativos ao emprego no segundo trimestre de 2022. No mesmo dia o bloco econômico também informara a prévia do PIB para o segundo trimestre de 2022.
Na quinta-feira (8) o Banco Central Europeu (BCE) se reunirá para decidir sobre a política monetária do bloco. O mercado espera uma postura mais dura por parte do BCE, com o intuito de segurar os preços elevados. A expectativa é de um aumento de 75 pontos-base nos juros. No mesmo dia, após a reunião, o BCE realizará uma coletiva de imprensa e, além disso, Christine Lagarde, atual presidente do Banco Central Europeu, fará um discurso ao público.
Indo para o continente asiática, na quarta-feira (7) a China divulgará uma bateria de indicadores com dados do mês de agosto. Tais indicadores dizem respeito às Exportações, Importações, Balança Comercial e Reservas Cambiais.
Já na quinta-feira o governo chinês trará a publico o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice de Preços ao Produtor (IPP) referentes ao mês de agosto, tais indicadores dizem respeito, respectivamente, à medida de inflação ao consumidor e ao produtor.
Após algumas mudanças no calendário, com um pequeno prolongamento, a próxima semana marca o encerramento da temporada de resultados americana do segundo trimestre de 2022, com a divulgação do balanço de empresas como DocuSign (DOCU) e GameStop Corp (GME).
Resultados que serão reportados na próxima semana no mercado americano.
Fonte: Interactive Investor
* PMO = Antes do mercado abrir (do inglês, Pre Market Open), AMC = Depois do mercado fechar (do inglês, After Market Close).
Cenário Nacional
A semana será mais curta aqui no Brasil por conta do feriado do Dia da Independência, na quarta-feira (7).
A nova carteira teórica do índice Ibovespa passará a valer a partir desta segunda-feira (5). De acordo com a terceira e última prévia divulgada pela B3 no dia 1 de setembro, Arezzo&Co ON (ARZZ3), Raízen PN (RAIZ4) e São Martinho ON (SMTO3) passarão a fazer parte da carteira e JHSF ON (JHSF3) deixará de fazer parte. A nova carteira teórica contará com 92 ativos de 89 empresas.
Ainda na segunda-feira (7), no que se refere aos indicadores econômicos, haverá a divulgação dos Índices de Gerentes de Compras (PMI) compostos e do setor de serviços para o mês de agosto.
Na quinta-feira (8) será publicado o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) referente ao mês de agosto. A expectativa para a taxa de inflação calculada pela Fundação Getúlio Vargas é uma variação de -0,44% em relação ao mês anterior.Já na sexta-feira o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação no país, será divulgado. É esperado pelo mercado que a taxa apresente uma deflação de -0,39%, mostrando uma desaceleração na queda dos preços em relação ao mês anterior, quando a taxa variou -0,68%.
Este relatório foi elaborado pela Liga de Investimentos da UFPR, e não se trata de um relatório de análise, mas tão simplesmente um relatório que consolida as notícias públicas do mercado global. Ele tem como objetivo fornecer informações atuais que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A Equit Capital não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório.