Seleção Semanal – 11/09/2022

Compartilhar

Data de referência: 05 a 11 de setembro de 2022

Cenário Internacional

Estados Unidos

Com o fim da temporada de resultados do 2º trimestre de 2022 do mercado americano, os olhos se voltam para as atividades recorrentes das principais empresas do mercado americano. Durante a última semana tivemos como destaques a movimentação de duas empresas que vem passando por problemas recorrentes durante os últimos anos: Meta e Alibaba.

A Meta, antigo Facebook, gigante de tecnologia americana fundada por Mark Zuckerberg, é reconhecida pelo mercado como uma das empresas mais rentáveis e lucrativas do mundo, e a empresa segue tentando se tornar cada vez mais, durante a última semana houve o lançamento de um novo grupo dentro da empresa, chamada de New Monetization Experiences, que busca tentar alavancar novas fontes de receita das suas plataformas, como o próprio Facebook, Whatsapp e o Instagram. O principal objetivo desse novo grupo tende a ser a criação de produtos e recursos pagos para essas plataformas, no entanto, a empresa ressaltou que não tem o objetivo de permitir que seus usuários paguem para desativar os anúncios. 

Mark Zuckerberg, CEO e criador do Facebook em anúncio da mudança do nome corporativo da empresa para Meta.

Fonte: Tech4biz

Já o Alibaba, um dos principais players do mercado chinês, vem sofrendo muito quando se olha o rendimento de suas ações, a empresa acumula uma queda de -47,86% nos últimos 5 anos, um dos principais objetivos da empresa nos últimos anos vem sendo se expandir para além do continente asiático, e recentemente a companhia vem acelerando essa expansão na Europa através do Lazada Group, que pertence ao Alibaba e vem sendo considerado o principal mecanismo para enfrentar rivais como Amazon e Zelando, no mercado europeu que é um dos maiores para compras online no mundo. Segundo o CEO do Lazada Group, James Dong, os objetivos são ambiciosos e o Alibaba está intensificando cada vez mais suas ambições globais, a empresa projeta que o Lazada irá atender mais de 300 milhões de usuários até 2030, meta que irá dobrar a base de clientes, que atualmente gira em torno de 150 milhões.

Adquirido em 2017, o Lazada já liderou a expansão do Alibaba pelo sudeste asiático e agora as ambições se voltam ao velho continente. 

Fonte: GlobalTimes

Resultados reportados na última semana no mercado americano.

Fonte: Interactive Investor

* PMO = Antes do mercado abrir (do inglês, Pre Market Open), AMC = Depois do mercado fechar (do inglês, After Market Close).

Depois de três semanas extremamente negativas, o mercado de ações americano conseguiu respirar, o S&P 500 subiu 3,65%, o Dow Jones registrou uma alta idêntica ao S&P 500 também subindo 3,65% e o NASDAQ foi o que registrou uma alta mais acentuada, subindo 4,14%.

Europa

Faleceu na quinta-feira (8) a Rainha Elizabeth II – Foto: AFP

Em meio a uma das piores crises do custo de vida no Reino Unido, o país se despediu da Rainha Elizabeth II com seu falecimento na quinta-feira (8). A monarca era uma grande representante de continuidade e estabilidade para o país, tendo contribuído de forma significativa para a construção da cultura britânica e imagem internacional, vivenciando o período da Guerra Fria, sucessivas crises políticas e econômicas, além de uma pandemia global – durante suas sete décadas de reinado. O plano nacional para o momento de despedida, conhecido como “London Bridge”, entrou em vigor para o planejamento do funeral. Líderes internacionais lamentaram o falecimento e confirmaram presença no funeral, o presidente Joe Biden e Jair Bolsonaro estarão presentes.

Exército ucraniano realiza avanços importantes – Foto: Aleksey Filippov/AFP

Em relação à guerra na Ucrânia, no sábado (10) o exército ucraniano afirmou ter realizado importantes avanços na região leste do país. Segundo as forças armadas, a atividade resultou na retomada de territórios que até então estavam sob o poder de Moscou. Com a investida recente, três cidades consideradas estratégicas para a rota de suprimentos das tropas russas foram ocupadas: Balakliya, Izium e Kupiansk.

Maior usina nuclear da Europa é desligada na Ucrânia – Foto: Reuters

Neste domingo (11), a Ucrânia anunciou o desligamento dos últimos seis reatores que ainda estavam em funcionamento na usina nuclear de Zaporizhzhia, atualmente ocupada por tropas russas. Dessa forma, a planta não está mais conectada à rede elétrica e deixa de gerar eletricidade. A operação ocorreu alguns dias após a divulgação do relatório dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre as condições no local. Esta usina nuclear, considerada a maior da Europa, foi tomada por forças russas nos primeiros dias da invasão e se tornou palco de violentos combates após as tentativas de retomada do controle. Os ataques próximos geram preocupação internacional, Moscou e Kiev se acusam mutuamente de bombardear a usina e arriscar um desastre nuclear.

No âmbito dos dados econômicos, durante a semana tivemos a divulgação do PMI Composto para a Zona do Euro na segunda-feira (5). O valor atingiu 48,9 – inferior às projeções de 49,2. O PMI do Setor de Serviços foi divulgado no mesmo dia, com valor de 49,8 – também inferior à projeção de 50,2.

Na quinta-feira (8) foi divulgada a decisão do Banco Central Europeu sobre a Decisão da Taxa de Juros, o aumento foi de 0,75 p.p. pela primeira vez desde 1999. O valor já era esperado pelo mercado. As outras duas taxas – de refinanciamento e de empréstimo – também tiveram altas de 0,75 p.p., passando a valer respectivamente 1,25% e 1,5%. Segundo o BCE, “esse passo importante antecipa a transição do nível extremamente acomodatício prevalente das taxas de juro diretoras para níveis que assegurarão um regresso atempado da inflação ao objetivo de 2% a médio prazo”.

Em entrevista coletiva, a presidente do BCE – Christine Lagarde – afirmou que a autoridade monetária deve promover novas altas de juros nas próximas reuniões: “Vamos determinar reunião por reunião o nível das próximas altas dependendo dos dados econômicos”. Além disso, Lagarde enfatizou que a recente decisão de elevação da taxa de juros foi unânime, apesar de opiniões divergentes. A presidente também levantou a questão do euro desvalorizado perante o dólar e o impacto nas importações, principalmente nos preços de energia.

As bolsas europeias fecharam a sessão em alta, apesar da elevação da taxa de juros promovida pelo Banco Central Europeu (BCE) e de comentários do Federal Reserve (Fed). O índice Stoxx Europe 600 fechou a sexta-feira em alta de +1,52% a 420,37 pontos. O acumulado semanal apresentou uma alta de +1,25%. 

Ásia

Na segunda-feira (05), a agência de planejamento chinesa prometeu impulsionar a economia do país no terceiro trimestre por meio de estímulos, além disso o órgão afirmou que a segunda metade do ano será fundamental para compensar as perdas causadas pelos surtos de Covid-19.

Já na terça-feira (06) o Banco do Povo da China (PBoC) reduziu o compulsório bancário para depósitos em moeda estrangeira em dois pontos porcentuais, a 6%. A medida, que entra em vigor dia 15 de setembro.

Quarta-feira (07) os dados da balança comercial chinesa, referente ao mês de agosto, foram divulgados, houve um superávit de 79,39 bilhões de dólares, valor abaixo do projetado de 80,49 bilhões de dólares.

A Balança Comercial USD reflete a diferença entre o preço, em dólares estadunidenses, de exportações e importações chinesas, por um determinado período

Fonte: MQL5, Calendário Econômico. Elaboração própria.

Quinta-feira (08), o Escritório de Estatística do Japão, divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) real do país, que subiu 0,9 pontos percentuais no segundo trimestre de 2022, se comparado com o trimestre anterior.

O Produto Interno Bruto – Trimestral reflete o valor monetário de todos os bens e serviços produzidos no Japão no trimestre atual em comparação com o anterior.

Fonte: MQL5, Calendário Econômico. Elaboração própria.

Também na quinta-feira (08), líderes de países asiáticos lamentaram a morte de Elizabeth II, dentre eles: Xi Jinping (presidente da china), Fumio Kishida (primeiro-ministro do Japão), Yoon Suk Yeol (presidente da Coreia do Sul), Tsai Ing-wen (presidente de Taiwan), Lee Hsien Loong (primeiro-ministro de Cingapura)

Ainda na quinta-feira (08) o Departamento Nacional de Estatísticas (NBS) informou que o índice de preços ao consumidor (CPI) da China subiu 2,5% se comparado a agosto de 2021, já se comparado com julho deste ano o índice teve uma queda de 0,1%. Portanto, segundo os dados oficiais, o CPI desacelerou inesperadamente, apontando para um abrandamento da demanda doméstica em meio ao aumento das medidas de controle por conta da Covid-19. Já o índice de preços ao produtor (PPI) do país, divulgado no mesmo dia (08) pelo NBS, registrou uma queda de 2,3% no mês de agosto se comparado a julho deste ano.

O Índice de Preços ao Consumidor e Índice de Preços ao Produtor.

Fonte: MQL5, Calendário Econômico. Elaboração própria.

As bolsas da Ásia fecharam a semana no geral seguindo uma tendência de alta, influenciados pelos dados recentes da economia chinesa. Na China continental, o índice Xangai Composto cresceu 2,45%, a 3.262,05, já em Hong Kong, o Hang Seng se elevou 0,48%, a 19.362,25 pontos, no Japão o índice Nikkei, registrou um crescimento de 2,29%, a 28.214,75 pontos, por fim, na Coreia do Sul, o índice Kospi, registrou uma queda de 1,76% a 2.384,28 pontos.

Cenário Nacional

Nacional

No que diz respeito a política monetária, o presidente do Banco Central do Brasil (BCB), Roberto Campos Neto, indicou em um evento realizado na segunda-feira (5) que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) está em aberto e que um “possível reajuste final” da taxa Selic ainda será avaliado. Atualmente a taxa Selic se encontra em 13,75% ao ano e a próxima reunião do Copom está agendada para os dias 20 e 21 de setembro.

Ainda na segunda-feira (5) e em linha com o que foi dito por Campos Neto, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, através de uma live realizada pelo Bradesco Asset Management, apontou que o trabalho de convergência da inflação com a meta do BC ainda não está terminado.

Banco Central do Brasil

Fonte: Agência Senado

Na seara dos indicadores econômicos, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na quinta-feira (8). Ainda em decorrência da redução dos preços dos combustíveis, o índice mostrou deflação pelo segundo mês consecutivo, caindo -0,55% em agosto. A expectativa do mercado era de uma queda de -0,44%. Para os últimos 12 meses, a alta acumulada pela medida de inflação é de +8,67%.

Já na sexta-feira (9) o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida de inflação oficial no país, foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após o índice ter registrado, no mês de julho, a menor taxa de toda a série histórica, de -0,68%, foi divulgada uma queda de -0,36 na medida de inflação para o mês de agosto. Desse modo, a inflação oficial acumula alta de +4,39% em 2022 e de +8,73% nos últimos 12 meses. O principal agente responsável pela deflação em agosto, assim como em julho, foi a redução no preço dos combustíveis, que chegou a -10,82% no mês em questão.

Variação percentual mensal do IPCA

Fonte: IBGE, Exame.

Em relação a corrida eleitoral, a última semana contou com as pesquisas de intenção de voto do Ipec, na segunda-feira (5), e do instituto Datafolha, na sexta-feira (9).

De acordo com a pesquisa Ipec, realizada entre os dias 2 e 4 de setembro, o ex-presidente Lula (PT) possui 44% das intenções de voto e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) 31%, no primeiro turno. Contrastando com o levantamento anterior, divulgado no dia 29 de agosto, Lula se manteve no mesmo patamar, enquanto Bolsonaro caiu 1 ponto percentual.

Na Pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 8 e 9 de setembro, o ex-presidente Lula registra 45% das intenções de voto, enquanto o presidente Bolsonaro aparece com 34%, no primeiro turno. Na última pesquisa, divulgada no dia 1 de setembro, Lula possuía 45% e Bolsonaro 32% das intenções de voto no primeiro turno.

Com uma semana menor devido ao feriado da Independência, o Índice Bovespa encerrou o período apresentando uma performance positiva de +1,3%, aos 112.300 pontos. A alta semanal do Ibovespa foi puxada pelo desempenho favorável das bolsas americanas, que registraram bons ganhos no período, assim como pela forte valorização das ações da mineradora Vale (VALE3) em decorrência da valorização do minério de ferro. Em relação ao câmbio, o dólar encerrou a semana com uma queda de -0,41% contra o real, ficando em R$ 5,15/US$.

Perspectivas Para a Próxima Semana

Cenário Internacional

Nos Estados Unidos, teremos a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) na terça-feira (13), o mercado está projetando uma variação de +0,6%.

Já na quarta-feira (14) será divulgado o Índice de Preços ao Produtor (PPI), o mercado espera um crescimento de 0,3%.

Também na quarta-feira (14) será divulgado pela Administração de Informação de Energia dos EUA o Estoques de Petróleo Bruto no país, especialistas esperam um crescimento de 0,778 bilhões de dólares sobre o valor do estoque.

Na quinta-feira (15) o Departamento do Censo dos Estados Unidos divulgará o resultado das vendas no varejo do país, é projetado uma queda no valor de 0,1%.

Na Europa, o Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido divulgará, na segunda-feira (12), a Produção Industrial e PIB do país, o mercado estabeleceu projeções neutras.

Na terça-feira (13), o Centro de Investigação Econômica Europeu divulgará o Índice de Percepção Econômica ZEW, referente a Alemanha e a União Europeia, projetando um resultado de -55,1 e -52 pontos respectivamente. Também será divulgado na terça-feira (13) o Índice de Preços ao Consumidor relativos a Alemanha e Espanha.

Já na quarta-feira (14), o Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido apresentara os Índices de Preços ao Consumidor e Produtor no país, é esperado crescimento em ambos os índices. No mesmo dia será apresentada a Produção Industrial na Zona do Euro, pela Eurostat, o mercado projeta uma queda de 0,2%.

A Balança Comercial europeia será divulgada pela Eurostat quinta-feira (15), é esperado um déficit de 35,5 bilhões de euros.

Perto do fim de semana, sexta-feira (16) o Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido apresentara o resultado das vendas no varejo do país é esperado um crescimento de 0,5%. Na mesma sexta a Eurostat divulgará o Índice de Preços ao Consumidor europeu, é esperado um crescimento de 0,5%.

Ainda na Europa, haverá alguns discursos de representantes do Banco Central Europeu (BCE), é esperado que eles tratem de assuntos referentes a taxa de juros e inflação crescentes na zona do euro, bem como a crise energética que aflige o continente.

Na Ásia, o Banco do Japão apresentara o Índice de Preços de Bens Corporativos (CSPI) na segunda-feira (12), e é esperado um crescimento de 0,4%.

Já na terça-feira (13) as Alfândegas japonesas divulgarão a balança comercial do país, é esperado um déficit de 1878,3 bilhões de Ienes japoneses.

O Escritório Nacional de Estatísticas Chinês divulgará as vendas no varejo e a produção industrial anuais do país, o mercado projeta um crescimento de 2,9% e 1,5% respectivamente.

A OPEP divulgará seu relatório mensal, que descreve a situação do mercado mundial de petróleo, na terça-feira (13).

Cenário Nacional

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentará terça (13) o resultado do setor de serviços, o mercado projetou neutralidade.

Já na quarta-feira (14) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgará o resultado de vendas no varejo do país é esperado um crescimento de 0,8%

Na quinta-feira (15) o Banco Central do Brasil irá apresentar o IBC-Br Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o mercado espera um crescimento de 0,24% no valor do índice.

Sexta feira (16), a Aneel promoverá o leilão de energia nova A-5.

As empresas brasileiras Bradesco, Azul, Suzano, Klabin, Qualicorp, Odontoprev e Santos Brasil participarão do 25th Annual Latin America Conference promovido pelo Morgan Stanley, o evento ocorrerá no decorrer da semana.

Este relatório foi elaborado pela Liga de Investimentos da UFPR, e não se trata de um relatório de análise, mas tão simplesmente um relatório que consolida as notícias públicas do mercado global. Ele tem como objetivo fornecer informações atuais que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A Equit Capital não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório.

Veja mais

Como um Assessor de Investimentos Pode Ajudar a Alcançar Objetivos Financeiros

No cenário financeiro atual, contar com um assessor de investimentos pode ser a chave para alcançar seus objetivos de forma eficiente e segura. Este profissional não apenas orienta na escolha de produtos financeiros, mas também elabora um plano personalizado, ajuda na diversificação da carteira e oferece suporte emocional em momentos de volatilidade. Além disso, a educação financeira contínua e a otimização tributária são fundamentais para maximizar seus retornos. Descubra como um assessor qualificado pode transformar sua jornada rumo à prosperidade financeira e garantir que você esteja bem posicionado para alcançar seus sonhos.

Guia Completo: Renda Fixa vs. Renda Variável – Como Começar a Investir

Você está pronto para dar os primeiros passos no mundo dos investimentos? Descubra a diferença crucial entre renda fixa e renda variável e como essas opções podem moldar seu futuro financeiro. Neste guia completo, você aprenderá sobre títulos públicos, ações, fundos imobiliários e muito mais. Entenda os riscos e retornos de cada tipo de investimento e como diversificar sua carteira de forma inteligente. Não importa se você é conservador ou arrojado, temos estratégias para todos os perfis. Venha explorar as melhores práticas para começar a investir hoje e transformar seus objetivos financeiros em realidade!

Faça um pré cadastro agora mesmo.

Contate um assessor

A Equit Capital utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.

Quero Investir